domingo, 23 de janeiro de 2011

Chinês. Iniciantes. Aula 03. Você Gosta?


Chinês. Iniciantes. Aula 03. Você Gosta?

 



Nesta lição, vamos aprender como falar: Eu gosto de... No caso, algo muito importante: a “comida da china”. Nessa aula, vamos apresentar como formar corretamente uma questão do tipo: SIM ou NÃO, utilizando a partícula ma.

Vamos ver agora alguns exemplos de Perguntas, com suas respostas afirmativas e negativas:

Ni xihuan Zhongguó ma?

你 喜欢 中国 吗 ?

Você  GOSTA      China ?

(Você gosta da China?)


SIM, eu gosto
Eu também gosto
Não Gosto
xihuan

喜欢.
Ye xihuan

也喜欢.

Bù xihuan

不喜欢.


Agora, vamos perguntar: Você gosta de comida chinesa?

Ni xihuan Zhongguócài ma?

你 喜欢 中国菜 吗 ?

Você  GOSTA   Comida Chinesa ?

(Você gosta de comida chinesa?)
e as respostas, podem ser:


SIM, eu gosto
Eu também gosto
Não Gosto
xihuan

喜欢.

Ye xihuan

也喜欢.

Bù xihuan

不喜欢.



Quando respondemos uma pergunta de forma afirmativa, basta-nos repetir o verbo, como nos exemplos acima.
No caso da resposta ser negativa, adicionamos no começo da frase.
A partícula Ye é a forma de dizer TAMBÉM.
Ye Bù xihuan... Também NÃO gosto.
Mas, se você acha realmente a comida chinesa deliciosa, pode dizer:


Zhongguócài hen haochi.

中国菜    很  好吃。

Comida Chinesa é deliciosa.


Outros exemplos de nacionalidades

Aproveitando para relembrar a aula passada, aprendemos como perguntar “De que país você é?”, em Mandarim. Agora, vamos anotar exemplos de outras nacionalidades e recapitular um pouco os conhecimentos apresentados anteriormente.

Ni shì na guó rén?

你 是 哪 国 人 ?

você      e´      de que país   pessoa

(De onde você é [de que país]?)


Wo shi Jianádàren. Ni Ne?

我 是 加拿大人。 你 呢

Eu sou Canadense. você “sobre”?

(Eu sou Canadense. E você?)


Wo shi Aodàliyà ren.

我   是        澳大利亚     人。

Eu sou Australiano.


Agora, um cafézinho...


Kafei ye hao.

咖啡       也     好。

Café também bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário