domingo, 17 de abril de 2011

Mandarim. Iniciantes. Aula 06. O que você quer comer?


Mandarim. Iniciantes. Aula 06. O que você quer comer?


O objetivo dessa atividade é apresentar como se pergunta a alguém que deseja comer e como dizer a alguém o que quer comer (que é muito importante).
Comida é um componente importante da cultura chinesa. Para começar, é importante saber como dizer que está com fome. Se diz:


我   餓 了。
Wǒ è le.


Que quer dizer: Eu estou com fome. E na China é até um pecado deixar alguém de barriga vazia. Daí, dizer 我 饿 了。(Wǒ è le.) Que está com fome... É fundamental.


Mas, claro, se alguém está com fome, a pergunta que alguém poderia fazer seria:


你 想 吃 什麼?
Nǐ xiǎng chī shénme?
(você) (gostaria) (comer) (o que)


Que quer dizer: “O que você deseja comer?”, ou, literalmente: você gostaria comer o que?Alguém perguntaria então: (você) xiǎng(gostaria) chī(comer) 什麽 shénme (o que)?

Assim, você poderia responder simplesmente:

我    想   吃   面條。
Wǒ xiǎng chī miàntiáo.
(eu) (gostaria) (comer) (macarrão).


Que simples, não é? O seu cicerone diz Ok (Hǎo) e lhe traz um prato enorme de macarrão, ao invés daquela sopa de escama de cobra que ele estava preparando.

Dicas...

1) 我 饿 了。(Wǒ è le(Eu estou com fome).
A palavra para fome em Mandarin é 饿 (è) . Guarde ela com muito carinho.

2) .(Hǎo). (Bom)

É uma palavra-chave em Mandarim, muito repetida e usada em muitas maneiras. Guarde bem.

Zàijiàn ( 再见 ) Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário